quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Biomimética: Robôs que imitam a natureza


A biomimética é o estudo das estruturas biológicas, bem como suas estratégias e soluções, visando implementá-las em diferentes áreas da ciência. Em outras palavras, biomimética é imitar a natureza, que sempre serviu de inspiração para as criações humanas. Dês de os primórdios o ser humano observa as variadas adaptações nela presentes. Através destas adaptações, os seres vivos adquiriram as habilidades e características físicas necessárias para vencer as adversidades do ambiente. 


Apesar disso, a biomimética ainda é uma ciência recente e sua implementação na área da robótica trás resultados intrigantes. Algumas máquinas parecem ter saído de um filme futurista, outras impressionam pela incrível semelhança com o animal em que foram inspiradas.

Você vai poder conhecer hoje, alguns destes robôs inspirados na natureza:


StickyBot

Este robô é uma criação do coreano Sangbae Kim, ele escala superfícies de vidro e similares. Em suas patas há um adesivo feito com pequenos fios de silicone, imitando as patinhas das lagartixas da natureza.

Veja o vídeo




SmartBird


O SmartBird é um projeto da empresa Festo, ele pode voar e aterrissar de modo autônomo com grande controle aerodinâmico. Suas asas batem para cima e para baixo, mas também podem ser ajustadas para ângulos específicos. Sua direção é comandada pelo movimento da cauda. O robô-pássaro foi construído com materiais leves de modo que seu peso é de apenas 450 gramas.

Veja o vídeo

BigDog

O BigDog é um projeto de robô militar que está em desenvolvimento pela Boston Dynamics, constituindo-se numa espécie de "mula-sem-cabeça" de carga. Esse robô consegue carregar até 130kg em sua estrutura, além disso, ele reage à movimentos ao seu redor, não caindo ao ser empurrado ou caso escorregue, conseguindo caminhar em qualquer terreno(Inclusive gelo). Ele já é utilizado por militares em alguns lugares do mundo para transporte de itens e futuramente estará sendo comercializado.
Veja o vídeo



AquaJelly

Este robô também é um projeto da empresa Festo, ele consegue imitar os movimentos das águas-vivas graças à movimentação de oito segmentos de filamentos “inteligentes”, compostos por platina e que podem mudar de tamanho, reproduzindo o sistema de movimentação do animal. A intenção era utilizá-lo para explorar grandes profundidades.

Veja o vídeo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

Participe

Gostou do blog? Quer participar do conteúdo? Envie sua tirinha/sugestão/dúvida para cabanadobodao@live.com.

Coloque no e-mail:
-Nome
-Site/blog (se tiver)
-Twitter




Nosso Banner

Para outros tamanhos entre em contato por e-mail.